Por muito que se queira distanciar, o homem pertence à natureza fazendo parte integrante dela. É pena que ele a trate como madrasta e não a mostre o devido respeito. Temos mania de sermos superiores e de avaliar a nossa vontade acima do equilíbrio do meio que nos rodeia, implica que estamos cada vez mais distantes da nossa integração e equilíbrio. Perdemos noção de como a ligação à terra é fundamental para nos enraizar, e alimentar. As pessoas passam uma vida com pouco ou nenhuma conexão com a natureza, perdendo a noção de onde vêm, é obvio que a consequência natural é o desconhecimento e desrespeito que testemunhamos no dia-a-dia. Viramos as costas à nossa natureza e sentido de pertença, não é de estranhar que andamos um pouco perdidos….
Estes dois quadros foram muito simples de fazer, que demonstrar como o homem e a natureza estão integrados. Escolhi sobrepor a forma do homem sobre os tons da terra, demonstrando que o ser humano é parte integrante dessa energia, que a forma é simbólica por que a essência é a mesma.
Foi muito divertido fazer estes quadros. O primeiro desenho sobre a tela foi para alinhar os tons mais escuros e claros com as supostas sombras e claridades da figura dando subtilmente alguma forma às figuras sobrepostas. Reconheço que os desenhos não são os mais proporcionais, mas mesmo assim gostei do resultado. Gosto do equilíbrio que sinto quando os contemplo.
Técnica mista 70/100
Nature’s balance (male)
Nature’s balance (female)
Maio 2007